De Brasília, e ainda envolvendo um membro alçado pelo eleitorado capixaba, chama a atenção que os extremos da política estão numa espécie de berlinda, fato que aparentemente reforça a tendência de fortalecimento do centro/centrão no País.
De um lado, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (9), a representação que pede a cassação do deputado Glauber Braga (Psol/RJ) por quebra de decoro parlamentar. O processo foi aberto após Glauber, no ano passado, ter agredido na Câmara um ativista do grupo de direita MBL.
Do outro, a situação em que Gilvan da Federal (PL) afirmou, durante sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, em Brasília, nessa terça-feira (8), que queria o Presidente da República (PT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), morto.
Gilvan, talvez ao ver o caldo engrossar para Glauber, já emendou pedidos de desculpas ao Presidente, mas sem deixar de alfinetar ao afirmar que o petista deveria "pagar por seus crimes, deveria estar preso".
Fato é que após gestões consecutivas de núcleos que representam certos extremos da sociedade, há, talvez, um desgaste, o que faz com esses representantes fiquem mais expostos, principalmente em situações mais arriscadas, como a dos parlamentares citados.
Até mesmo a adesão ao projeto de lei de anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023 entra no bojo, visto que o centrão não tem se mostrado tão animado em assinar a tramitação do regime de urgência da matéria. Nem mesmo o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), demonstra empolgação.
Esse termômetro é importante inclusive para as movimentações das disputas proporcionais no Espírito Santo. Até onde pode ir o PL e o PT, por exemplo? E nas majoritárias? Vale sangrar a qualquer custo.
Os episódios demonstram necessidade de atenção para onde está a percepção e boa vontade do eleitor.
***
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) foi escolhido como novo Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados. Nos bastidores, o posto pode ajudar e muito na reeleição do parlamentar, que também é presidente estadual do Podemos.
***
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cumpriu agenda em São Paulo, nessa quarta-feira (9). Foi realizar convênio com o governo paulista, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Tarcísio, por sua vez, segue como alternativa de alas da direita para a disputa da Presidência da República, muito embora haja correntes que defendam que ele tente a reeleição para o Palácio dos Bandeirantes.
***
Falando em Vitória, virou roda de comentários um post do perfil da Prefeitura da Capital, no Instagram, que teve todo jeitinho de ter sido feito com inteligência artificial. No final estava até com aquele aviso: "se quiser uma versão mais descontraída ou mais técnica, posso adaptar também".
***
Com chapa única, o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa foi eleito, nesta quinta-feira (10), como novo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público.
Ainda no meio jurídico, olhos voltados para a formação da lista tríplice para vaga de desembargador, proveniente do espaço dedicado para a OAB-ES. Caberá ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), escolher quem ocupará esse posto de segundo grau no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).
***
Notificação da prefeitura de Cariacica, que abre processo de caducidade com a Companhia de Saneamento do Espírito Santo (Cesan), pode colocar em risco o projeto de leilão de concorrência internacional de dois grandes contratos de Parceria Público-Privada (PPP) para a coleta e o tratamento de esgoto em 43 municípios do Espírito Santo. O investimento previsto é de quase R$ 7 bilhões ao longo de até 25 anos e representa mais um passo concreto na busca pela universalização dos serviços de saneamento básico no Estado.
Segundo o ofício assinado pelo Procurador-Geral do Município, Eduardo Dalla Bernardina, o processo administrativo foi aberto devido a descumprimento contratual. O prefeito Euclério Sampaio estaria descontente com uma série ações da companha no município, inclusive destruindo obras feitas pela administração pelos bairros.
***
Nos eventos aos quais comparece, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), vem chamando a atenção por conseguir unir o seu perfil técnico com ações políticas, que reforçam seu capital para próximos voos.
O deputado estadual Marcos Madureira (Progressistas) fez aceno ao colega Marcelo Santos (União Brasil), atual presidente da Assembleia Legislativa. Ex-chefe da Casa de Leis, Madureira disse que "o que move nosso mandato — e eu sei que também move o seu — é a responsabilidade com os capixabas. Em tempos em que a política é tão desacreditada, temos o dever de mostrar que aqui na Assembleia o compromisso é real, é sério e tem lado: o lado do povo".
***
Nosso e-mail é [email protected].
Modo de falar de um político já virou piada. Há até aposta sobre cumprimentos e erros de português que poderão ocorrer.
"Pedimos não só ao prefeito Renzo, mas também à Câmara de Vereadores que possam discutir esse projeto e entregar para que o Estado do Espírito Santo possa construir o novo Hospital Silvio Avidos"
Dary Pagung (PSB), deputado estadual