As eleições majoritárias para o governo só acontecem daqui a um ano e meio. No entanto, o que se observa é um acelerado processo de construção de parcerias e o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), segue, até o momento, firme em colocar como seu sucessor o vice Ricardo Ferraço (MDB).
Dito isto, a mais recente pesquisa de ES Hoje sobre intenções de votos ao governo do Estado, publicada na última sexta-feira (11), mostra alguns trunfos que podem ajudar na manutenção do grupo no Palácio Anchieta.
Inegavelmente, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), é o líder no recall e isso vem se mantendo ao longo dos últimos levantamentos, tendo direito até a sombra do ex-governador Paulo Hartung (a caminho do PSD).
Ocorre que, num cenário sem Hartung na corrida, todos os que estão atrás de Pazolini são atores endossados pelo Palácio Anchieta: Sergio Vidigal (PDT), Arnaldinho Borgo (sem partido), Ricardo Ferraço (MDB), e Euclério Sampaio (MDB). Num panorama mais otimista, votos a essas figuras poderiam ser aglutinados para quem for o escolhido do grupo.
Chama a atenção ainda que 42,5% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em alguém indicado por Casagrande e outros 41,5% afirmaram que dependeria do candidato. Logo, é preciso ter uma escolha muito precisa, visto que em todos os cenários, no atual momento, Pazolini, se de fato for mesmo para a disputa, se sagraria vencedor no segundo turno, em 2026.
Nas devidas proporções, considerando os números da pesquisa, Casagrande terá missão parecida com a de Vidigal, no ano passado, na qual foi bem-sucedido em tornar Weverson Meireles (PDT) seu sucessor na Serra. Inegavelmente, será preciso andar muito, passar confiança e aglutinar forças para que o projeto liderado pelo governador se mantenha. Uma vantagem já existe: a máquina está com o time do socialista.
***
Em um grupo de WhatsApp, o clima esquentou. O deputado federal Gilson Daniel (Podemos), que reiterou apoio ao projeto de Renato Casagrande e de Ricardo Ferraço, rechaçou qualquer possibilidade de ser vice de qualquer candidato para chapa ao Palácio Anchieta.
Durante vídeo em que é mostrado o apoio do Podemos, Ricardo disse que estava muito grato e que não iria esquecer aquilo. Afirmou ainda que está comprometido por convicção ao projeto liderado por Casagrande, e não por oportunismo.
***
Domingo foi marcado por corrida raiz para o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em Vargem Alta. Passou até por trechos com bastante lama.
A classe política seguiu firma nas corridas nesse domingo (13). O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), participou da Corrida da Polícia Penal, em Vila Velha. Foi acompanhado em certo momento pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, e pelo ex-vereador da Capital delegado Leandro Piquet (Progressistas).
***
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), acompanhado pela vice-prefeita Cris Samorini (Progressistas), compareceu, na noite desse domingo (13), ao Liquida Goiabeiras. Ele andou pelos estandes, provou produtos e foi tirando foto em cada local. Termômetro de popularidade.
O deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL), conhecido pela sua atuação na segurança pública, mostrou outro lado: o de cozinheiro. Ele compartilhou vídeo no qual prepara uma moqueca.
Outro parlamentar estadual fã da área de segurança, Denninho Silva (União Brasil) gravou vídeo às 4h30 desta segunda-feira (14). Diz que foi fiscalizar a região da avenida Fernando Ferrari, após reclamações de assaltos naquela faixa de horário.
Semana mais curta de trabalho, mas vale observar projetos que estão na Assembleia Legislativa. A Casa de Leis terá todos os dias normais de sessões. Resta saber se vão estar em ritmo antecipado de feriado.
Falando em Assembleia Legislativa, o presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos (União Brasil), segue com seus planos de voos maiores e rodando o Espírito Santo. Só na última sexta-feira (11), cumpriu agendas em Ibitirama, Alegre e Jerônimo Monteiro.
***
Daqui a um mês, em 15 de maio, o MDB de Vitória vai realizar convenção partidária e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Sergio Borges se coloca como candidato à reeleição. Quem está disposto a concorrer com ele é o ex-vereador de Vitória, Luizinho Coutinho, liderança nas comunidades de Ilha de Monte Belo e Ilha de Santa Maria, na capital.
***
Nosso e-mail é [email protected].
Dizem que uma instituição se arrependeu profundamente em pagar por uma "badalada" palestra, que foi repleta de polêmicas e de controvérsias.
"Tive a oportunidade de apresentar o pacote com 12 projetos de lei que estou propondo para modernizar a legislação no combate à impunidade. Com 27 anos de experiência como delegado da Polícia Civil, sigo comprometido em tornar realidade o que diz a Constituição no artigo 144: segurança pública é direito de todos e dever do Estado"
Fabiano Contarato (PT), senador