A prefeitura da capital do Espírito Santo instalou 21 novas botoeiras em semáforos de vias movimentadas. Os equipamentos, que ficam na base dos sinais de trânsito, auxiliam os pedestres na travessia das ruas de Vitória. Ao acionar os botões, o sistema entende a demanda de quem está aguardando o fechamento do sinal.
Dessa forma, os semáforos operam de maneira mais otimizada e podem diminuir o tempo de espera nas travessias. A iniciativa busca reduzir os acidentes de trânsito, já que as pessoas devem se arriscar menos a partir da melhoria do tempo de resposta dos sinais.
Os equipamentos também possuem acessibilidade para deficientes auditivos e visuais, pois contam com sinalização em braile e emitem sinais sonoros. Agora, a capital do Espírito Santo conta com 63 botoeiras em diversas regiões da cidade.
“As botoeiras estão situadas, principalmente, em regiões próximas a comércios, escolas ou áreas que costumam, em determinados horários do dia, concentrar número elevado de pessoas para atravessar as vias no mesmo instante, permanecendo o sinal verde durante todo o restante do tempo sem comprometimento do trânsito”, afirmou Alex Mariano, secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.
Mín. 20° Máx. 28°